You are here

Pontos de Presença da RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) estabeleceu, em 2002, convênios com cada uma das instituições-sede que operam os Pontos de Presença (PoP) do backbone RNP2.

O Convênio de Cooperação para Desenvolvimento Científico assinado estabelece critérios para a excelência em operação e desenvolvimento de projetos com PoPs através da definição de planos de trabalho conjunto.

O objetivo da formalização das relações entre a RNP e os PoPs é garantir a operacionalidade da rede Internet acadêmica nacional e a permanente prospecção tecnológica.

Instituições que operam os pontos de presença da RNP:

A RNP opera um serviço de backbone para atender à comunidade acadêmica e de pesquisa, oferecendo acesso à Internet através dos seus pontos de presença (PoPs) regionais. Os PoPs da RNP, que compõem o seu backbone nacional, estão presentes em todos os 27 Estados da Federação.

Instituições usuárias da infra-estrutura de rede da RNP conectam-se ao backbone diretamente, através dos PoPs, ou indiretamente, através de redes acadêmicas regionais.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal do Paraná Universidade de São Paulo - USP Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Laboratório Nacional de Computação Científica Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal do Mato Grosso Universidade Federal de Rondônia Universidade Federal do Acre Universidade Federal do Amazonas Universidade Federal de Roraima Universidade Federal do Amapá Universidade Federal do Pará Universidade Federal da Bahia Universidade do Tocantins Universidade Federal do Sergipe Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas Universidade Federal do Maranhão Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) Universidade Federal de Campina Grande Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Rio Grande do Norte Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Universidade Federal de Goiás