You are here

Rede IPÊ

A Rede IPÊ é uma infraestrutura de rede Internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. Nela conectam-se as principais universidades e institutos de pesquisa do país, beneficiando-se de um canal de comunicação rápido e com suporte a serviços e aplicações avançadas. Baseada em tecnologia de transmissão óptica, a rede Ipê está entre as mais avançadas do mundo e possui conexão com redes acadêmicas estrangeiras, tais como Clara (América Latina), Internet2 (Estados Unidos) e Géant (Europa).

O Centro de Engenharia e Operações da RNP (CEO), com apoio dos responsáveis técnicos dos pontos de presença (PoPs), monitora o funcionamento de todos os enlaces da rede da RNP 24 horas por dia. Essa infraestrutura de telecomunicações dá suporte à rede acadêmica nacional (Ipê), garantindo a comunicação e o uso de aplicações avançadas entre cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa.

Principais Serviços Oferecidos pelo CEO da RNP:

Alocação de Blocos
O serviço de registro de blocos IP da rede Ipê é feito pelo Centro de Engenharia e Operações para as instituições usuárias qualificadas pelo Comitê Gestor da RNP.
WhoIs
Consulte os blocos IP das instituições usuárias da rede nacional acadêmica administrada pela RNP.
Looking Glass
Faça consultas sobre roteamento (protocolo BGP) e testes de alcance e de tempo de resposta (ping e traceroute) na rede acadêmica brasileira.
Estatísticas de Tráfego
Informações sobre o nível de ocupação e taxas de latência dos enlaces da rede Ipê exibidas em gráficos dinâmicos.
Panorama do Tráfego
Uma visão geral da taxa de utilização dos enlaces da rede Ipê, atualizada a cada cinco minutos
Troca de Tráfego
A rede da RNP faz troca de tráfego com as principais redes brasileiras em acordos individuais ou a partir de pontos de troca de tráfego. A RNP também coordena o Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX), em Brasília.
Weblog
Canal de divulgação direto do Centro de Engenharia e Operações para o público externo. Traz informações sobre atualizações e novidades na infraestrutura da rede Ipê.