You are here

Sobre o POP

O PoP-GO é um ponto de presença do backbone da RNP que opera para atender a comunidade acadêmica e de pesquisa, oferecendo a estas , acesso à Internet. Está localizado em Goiânia e tem como instituição de abrigo a Universidade Federal de Goiás - UFG

Os PoPs, que compõem o backbone nacional da RNP, estão presentes em em todos os 27 Estados da Federação.

Instituições usuárias da infra-estrutura de rede da RNP conectam-se ao backbone diretamente, através de um PoP, ou indiretamente, através de uma rede acadêmica regional.

Missão

Manter, operar e inovar a infra-estrutura de redes e serviços de conectividade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Estado de Goiás.

Objetivos

O aumento sustentado de tráfego de dados nos últimos anos está deixando muitas redes como sistemas legados (legacy LANs) precisando de planos de migração para novas tecnologias que trazem, além da alta velocidade de transmissão, vários novos serviços.

No cenário mundial, a evolução está sendo feita não apenas ao nível de transmissão de dados (com tecnologias tipo ATM, Fast-Ethernet, Giga-bit Networks, etc.), mas aos níveis de protocolos (ex. IPv6) e de aplicativos (ex. Vídeo Conferência). A introdução de uma infra-estrutura de alta velocidade implica em mudanças nas características da rede que vão além de aumento da velocidade. A integração de diferentes tipos de tráfego (voz, imagens, dados, etc.) e o controle de qualidade de serviço requerem a adequação de protocolos para novos contextos que exigem certas qualidades durante a transferência de suas informações (ex. processamento em tempo real).

Como se conectar ao backbone da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Todas as instituições interessadas em estabelecer uma conexão à Internet através do backbone RNP2 e, conseqüentemente, fazer uso de seus serviços de rede, devem solicitar a qualificação como instituição usuária do backbone.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), fornece uma infra-estrutura de rede Internet avançada. Financiada pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, foi concebida para atender com excelência de qualidade a comunidade de ensino e pesquisa brasileira, interconectando instituições e redes regionais em nível nacional e oferecendo links internacionais próprios.

O uso dessa infra-estrutura é regido por um conjunto de regras básicas, dispostas no documento RNP2: Política de Uso, aprovado pelo Comitê Gestor RNP em 2001.

A solicitação de qualificação como usuária submetida pela instituição é avaliada e aprovada pela Comissão de Avaliação de Qualificação (CAQ) do Comitê Gestor RNP, de acordo com os termos da Política de Uso.

O primeiro passo para solicitar a qualificação é a leitura desse documento para verificar se a instituição se enquadra nos termos de uso do RNP2.

O segundo passo é entrar em contato com o responsável administrativo ou técnico do Ponto de Presença da RNP do Estado onde a sede da instituição está localizada, o qual fornecerá todas as orientações necessárias para a instituição se conectar à RNP.

Maiores informações podem ser obtidas através deste site, assim como o preenchimento do formulário para solicitação de qualificação como organização usuária do backbone RNP2.